top of page
Buscar
fstudent8

Manuel Lagarto - A união entre a Eletrónica e a Mecânica

Dos Sistemas de Baixa Tensão ao sucesso

“Com uma equipa focada o projeto tem sim capacidade de ir mais longe e de continuar” acredita Manuel Lagarto de 19 anos. O estudante da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores faz parte do vasto leque de pessoas que ingressaram no “Formula Student Instituto Politécnico de Setúbal” (FSIPS), motivado pela possibilidade de aí poder explorar a ligação entre as componentes eletrónicas e mecânicas, um campo que o fascina completamente.

O seu interesse por estes tópicos não começou nem com este projeto nem com o início do seu percurso no Instituto Politécnico de Setúbal, mas sim no Curso Profissional em Automação e Robótica, que o preparou devidamente para os desafios que encontrou ao ingressar na via académica.

Contudo, ainda que já tivesse uma boa preparação teórico-prática, confidenciou-nos que fazer parte da FSIPS e liderar o Departamento Sistemas de Baixa Tensão “Está a ser difícil, mas desafiante”, pondo em teste as várias competências de cada membro. Ainda assim, refere que a gestão e o equilíbrio de conhecimentos poderão ser o “Calcanhar de Aquiles” da equipa, já que julga que “A parte mais difícil é juntar toda a equipa no mesmo sítio, na mesma hora, e estarmos todos coordenados a nível de trabalho. A outra parte difícil é conseguir equilibrar o conhecimento de cada um”.

No entanto, Manuel Lagarto não baixa os braços a estas adversidades, referindo que tenta gerir a equipa de forma a agrupar quem detêm maior experiência na área com quem ainda não está tão à vontade, tentando assim criar um maior equilíbrio.

Ao ponderar sobre estas condicionantes, o líder deste departamento acrescenta que existe uma enorme responsabilidade ao renascer este projeto, o qual já estava “adormecido” neste Instituto há cerca de 10 anos, afirmando que “Tentamos aprender com os erros cometidos no passado, ou seja, este ano estamos a ponderar ter mais documentação, conseguir ter uma base mais sólida para os futuros que peguem na nossa equipa já tenham a ideia do que é que foi feito no 1ºano (…) e garantir a continuidade”

Ainda assim, e mesmo sendo uma equipa apenas no seu 1ºano de existência, Manuel confia no potencial do projeto, no sucesso e que este poderá ser o primeiro passo para alcançar um emprego na área automóvel, orgulhando as suas maiores inspirações, os seus pais.

Liliana Silva e Íris Fernandes


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page